sexta-feira, 15 de março de 2013

Respiração do Renascimento

Hoje respirei fundo... Tao fundo que  pude mergulhar por um abismo de alegrias e tristezas... E no final de um sopro eu encontrei a vida! E é isso, assim que inspiramos pela primeira vez a vida é só nossa. Somos donos de nossa própria vida! 
Obrigada minha querida irmãzinha Marcia por essa experiência! Obrigada universo por essa oportunidade de crescimento!

sexta-feira, 8 de março de 2013

A vida após os 96 anos

 
 
Hoje fiquei muito feliz quando recebi o telefonema de minha tia pedindo um horário de massagem para a minha avó. Ela acabou de completar 96 anos de vida bem vivida. Digo isso, pois admiro muito sua força interna, pensamentos positivos e bom humor, o que a torna uma pessoa que todos da família apreciam a convivência.
 
Mas claro que um corpo humano com tantos anos de duplicação celular ia acabar tendo pequenos probleminhas. Apesar da saúde maravilhosa, ela me confessou que algumas dores sempre estão com ela, principalmente dores na coluna.  Porém, o motivo de eu escrever hoje é que ela estava com muitas marcas roxas pelo corpo em virtude das coceiras que sente. A coceira é comum na terceira idade, pois as terminações nervosas ficam desgastadas e acabam mandando informações confusas para o cérebro. Como naqueles casos de membros fantasmas, onde a pessoa nem possui mais a perna, porém ainda sente coceiras e formigamentos.  
 
Minha contribuição para melhorar aquela situação foi a Drenagem Linfática Manual. Essa técnica de massagem consiste em manobras suaves, lentas e rítmicas onde os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos melhorando as funções essenciais do sistema venoso e linfático. É recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas, hematomas e exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. Já é bastante conhecida e aplicada em casos de celulite, pós operatórios e mastectomias. Mas hoje quero chamar a atenção para seu uso para melhorar a qualidade de vida na terceira idade.
 
"Os benefícios da drenagem linfática são: diminuição de edemas, favorece a regeneração dos tecidos, exerce ação sedante, tranqüilizante e relaxante, previne problemas circulatórios em geral, favorece a nutrição celular, ajuda na constipação intestinal, entre outros."http://www.odiario.com/saude/noticia/189804/qualidade-de-vida-na-terceira-idade/
 
 Outra técnica que já experenciei em pessoas de idade é o shiatsu. O Shiatsu é uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo. Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.  À alguns anos trabalhei como voluntária em uma casa de idosos daqui de Birigui. Como no local eu não dispunha de uma sala de massagem exclusiva, optei por tratar os idosos com o shiatsu, principalmente por combater eficazmente as dores e por  possibilitar a manobra sem retirar a roupa.
 
Sei que em algumas cidades já existem esses tratamentos ditos complementares ou alternativos em programa de saúde do governo. Mas ainda sonho em ver esses métodos comprovados de promoção de qualidade de vida espalhados por todos os cantos.
 
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."
Roberto Shinyashiki