terça-feira, 16 de outubro de 2007


Grupo de Estudos Pathwork

O que é um Grupo de Estudos Pathwork?
Um grupo de trabalho com o vasto ensinamento do Guia, (258 palestras), canalizado por Eva Pierrakos nos EUA, entre 1957 e 1979, numa seqüência metodologicamente organizada, através de estudos, exercícios práticos e vivências emocionais, mentais e reflexivas, e do fluxo energético corporal.
O que é Pathwork?
Pathwork é um sistema completo para transformação de nossas negatividades ancorada na Luz Maior.Refere-se à natureza da realidade psicológica e espiritual no processo de desenvolvimento pessoal, numa linguagem simples e objetiva, buscando a integração da teoria com as situações práticas do dia-a-dia tendo como foco central a auto-observação e a auto-revelação.
Objetivo do Grupo de Estudos Pathwork
Orientar um caminho para o auto-conhecimento, auto-transformação e desenvolvimento espiritual através de:
-Revelação e reconhecimento dos falsos mecanismos de defesa e das emoções reprimidas
-Busca de uma compreensão mais profunda das negatividades pessoais, de suas conseqüências e dos passos que levam à transformação libertadora
-Conquista da auto-aceitação como ponto de partida para a expansão da consciência e para o crescimento pessoal
-Transito no “mapa” da consciência humana que inclui a Sombra e a Luz, a Criança Interna vulnerável e o Adulto competente, as exigências do Ego e os anseios do Eu Verdadeiro.
-Crescimento em auto-responsabilidade e na compreensão de que somos criadores de realidade.


Grupos de Estudos:
Segunda-feira das 14 às 16 horas
Segunda-feira das 19 às 21 horas
Terça-feira das 15:30 às 17:30horas
Terça-feira das 19 às 21 horas

livro indicado para referência: “O Caminho da Auto-transformação” - Eva Pierrakos - Ed.Cultrix
Maria Aparecida Saes Antunes (Neguinha) - Facilitadora autorizada pelo Programa Pathwork de São Paulo
http://www.pathworksp.com.br/path/

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dicas do Ayurveda para o Verão


O Ayurveda ou Medicina Indiana caracteriza o verão como uma estação do ano regulada pelo elemento fogo, que aumenta o calor de nosso corpo e a sudorese (suor).

A alimentação é fator determinante para quem sofre com a umidade e com as altas temperaturas; Evite nesta época do ano alimentos picantes, gordurosos, muito quentes como as carnes, e bebidas alcoólicas. A ingestão destas substancias é um grande risco de desarmonia em Pitta, produzindo alguns excessos tais como: azia, calor, suor excessivo, acne e distúrbios dermatológicos, queda de cabelos, excesso de acidez estomacal, irritabilidade, intolerância e raiva.

Deve-se aumentar a ingestão de alimentos e líquidos refrescantes, ou seja, que tragam uma energia fria para o nosso organismo. Os sabores refrescantes, segundo a medicina indiana, são o doce, amargo e adstringente. Está indicada a ingestão de sucos de frutas, legumes e verduras crus, na forma de saladas com temperos refrescantes - cominho, hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

Algumas pessoas não toleram bem o calor do verão e podem se sentir mais irritadas. Para elas, a palavra de ordem é moderação; devem escolher atividades tranqüilas, se possível nos horários mais frescos do dia, principalmente no caso de exercício físico. A natação é uma ótima pedida nesta estação.

Chás frios de plantas medicinais refrescantes - hortelã, camomila, erva doce, capim limão e erva cidreira - são bons aliados para diminuir o elemento fogo no nosso corpo.

A massoterapia indiana (Abhyanga) com óleos medicinais refrescantes, como o côco e girassol, é útil para diminuir a irritabilidade e refrescar a pele.

A prática de Yoga deve ser feita com ênfase nas posturas calmantes e na respiração refrescante, como o shitali pranayama. A meditação com mantras harmonizantes e calmantes é bem adequada neste período.

Segundo a visão do Ayurveda, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável coerente com as sua necessidades individuais e deve aprender a ouvir os seus sinais internos para alcançar uma mente tranqüila e um espírito harmonioso. A filosofia indiana ensina que é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que leva ao autoconhecimento e proporciona o desenvolvimento do potencial latente em todos nós.