terça-feira, 8 de maio de 2012

Viajando no Óleo de Canola


Mais uma viagem pelo mundo e sempre me espantando com as coisas que aprendo!

Você já ouviu falar de colza? Mas que "colza" é isso?

Estive passeando pelo interior da Inglaterra e Escócia e pude me apaixonar por plantações de um intenso amarelo que cobriam toda a paisagem. Meu marido, que é agrônomo, olhou de longe mesmo e já afirmou categoricamente: é colza. Como assim? Que coisa é essa?

Foi o resto da viagem rindo da colza cada vez que ela aparecia, afinal a coisa estava por toda parte, competindo até mesmo com os carneirinhos que são outra coisa que não acabam nunca pelas paisagens de la.

Voltei para o Brasil feliz de ver uma primavera tão linda, cheia de colzas, tulipas e árvores floridas. Mas a colza continuava a  me incomodar. Afinal o que era aquela coisa?

Comentei com uma amiga que também esteve por lá e falaram para ela que aquelas plantações lindas eram de canola. Bom, curiosa como eu sou, aqui estou eu acabando de descobrir a coisa toda...




A colza ou couve-nabiça (Brassica napus) é uma planta de cujas sementes se extrai o azeite de colza, utilizado também na produção de biodiesel. As folhas da planta servem também de forragem para o gado (pelo que é cultivada em muitos países) por seu alto conteúdo em lipídios e conteúdo médio em proteínas.

Óleo de colza que não é Canola (i.e. "óleo vegetal alimentício") não deve ser ingerido por causa de sua toxicidade e não deve ser confundido por Canola, visto que este último é oriundo de melhoramento genético convencional da colza, a qual reduziu bastante a sua toxicidade. Canola é uma marca registrada canadense, mas simplesmente significa "óleo canadense".  fonte:Wikipédia

A conclusão da estória é que a plantação que eu vi era canola mesmo, e colza também, pois a planta é a mesma sendo suas modificações apenas genéticas. E eu aprendi mais uma coisa neste mundo que não sabia.

E tirei lindas fotos!





Um comentário:

Flávia disse...

Adorei a explicação Lê, muito esclarecedora! Fiquei feliz que acertei no meu palpite. Tbém vi estas plantações pela Itália e aqui na Suíça, e achei mesmo que podia ser canola ( de uma forma , não estava errada!)Achei lindo estas plantações amarelinhas e daqui de casa olho p os campos e vejo até bem longe, partes com este dourado...às vezes dá até a impressão de ser o sol refletido...Bjos Flá