quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Neurofisiologia da Meditação

Hoje minha postagem é mais para a minha própria consulta futura do que divulgação. Porém se trata de um assunto moderno e intrigante. Assistindo minha aula online desta semana do curso de Formação e Autoconhecimento em Yoga,  estamos tratando sobre a Neurofisiologia da Meditação com Roberto Simões. 

Já sou fã de carteirinha do Roberto desde que o conheci no Encontro Paulista de Ayurveda de 2010. Depois disso não resisti e fui até São Paulo para o seu curso do mesmo nome no Núcleo de Yoga Shivalaya. Foi nesse momento que acabei conhecendo o Glauco o que faz meu link para o curso e momento presente… como dizia o grande mestre Oogway de Kung Fu Panda: Nada nesta vida é por acaso! 

A aula de hoje falou sobre vários aspectos do Yoga, como ele era visto e como hoje a ciência tem os olhos atentos a essas técnicas e seus possíveis beneficios para a saúde humana. E dessa aula que surgiu alguns conceitos novos e mais nomes novos que quero recordar. Dr. Roberto Cardoso foi a fonte de minha pesquisa de hoje por ser o médico que se destacou em suas pesquisas científicas sobre meditação no Brasil e no mundo. Sua definição de meditação diz que é uma técnica auto aplicada, que tem que ter uma ancora, e produzir um estado de relaxamento muscular e da lógica. 

Bem, ficou curioso… faça como eu, busque mais sobre o assunto. Aqui alguns links que gostei.
Namastê!
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/898596-medico-ensina-a-praticar-meditacao-pragmatica-sem-precisar-rezar.shtml



Nenhum comentário: