sexta-feira, 19 de maio de 2017

Pão de Não Queijo

Coisa mais fácil é fazer esse "pão de não queijo" que minha amiga Marise Berg serviu para mim um dia no seu Spa Ayurvédico  (que infelizmente não funciona mais!). É um pão de mandioquinha e polvilho!
No Ayurveda não existe a regra de sem glúten e sem lactose para todos, porém neste caso essa receita não apresenta esses itens da moda.
O nome que dei é de uma brincadeira que minhas filhas fizeram na época, pois parece muito um pão de queijo, mas não vai nada de queijo na receita!
😂

 Ingredientes:

250 g de mandioquinha
125 g de polvilho doce
125 g de polvilho azedo
75 g de ghee
8g de sal

Lavar, picar e cozinhar a mandioquinha com casca em água (minha preguiça ficou muito feliz de não ter que descascar mandioquinha!!!). Escorrer a água e colocar todos os ingredientes no processo processador de alimentos (adaptação da Alexandra preguiçosa!). Se não tiver processador, pode amassar com amassado de batatas ou garfo.  Misturar com o restante dos ingredientes até formar uma massa lisa que solte da mão. Com uma colher pequena fazer bolinhas.  Usei essas redondas de medida padrão que parecem um pegador de sorvete (preguiça novamente ... kkk morro de tédio de fazer bolinhas! Me desculpem, mas só gosto de receitas práticas e fáceis, porém saborosas...). Assar em forno médio 200 °C por 30 minutos.

Obs: 30 Minutos no meu forno foi muito e os pães acabaram ficando um pouco duros. Então minha sugestão é realmente ir provando até que estejam com a crocância da casca, mas sem ficar de quebrar dentes... Mas o sabor ficou divino! Experimentem!

              
 


A massa crua pode ser armazenado em geladeira por dois dias em recipiente fechado.

Rende mais ou menos 30 pãezinhos pequenos.




sexta-feira, 24 de março de 2017

Ayurveda - Inverno e o equilíbrio do dosha Vata

Com as primeiras frentes frias que chegam no início do outono, nosso corpo já  dá os primeiros sinais de mudanças fisiológicas. O Ayurveda diz que durante o inverno ocorre o predomínio dos elementos ar e éter, característicos do dosha Vata. Tanto o elemento ar quanto o elemento éter são de características secos e frios, assim como o clima que predomina esse período do ano. Portanto, a mudança do clima traz consigo efeitos na nossa fisiologia interna.

Para combater esses efeitos e manter o equilíbrio da nossa saúde, precisamos adotar alguns hábitos alimentares e estilo de vida adequados a essa nova fase. É bastante natural que o nosso corpo intuitivamente nos peçam uma alimentação mais quente e úmida, como sopas e caldos. Nosso corpo mostra também sinais de que precisamos nos agasalhar melhor.

Mas não é só isso. Existem outros hábitos que não são tão comuns na nossa rotina e que podem sim previnir várias doenças.

*Exercícios físicos são necessários para todas as pessoas. Porém neste período fica mais indicado a prática de exercícios leves e suaves como caminhadas, tai-chi-chuan, yoga, etc. Nas práticas de yoga, podemos enfatizar posturas deitadas e sentadas com retroflexão.

*Evitar o excesso de movimentação física e mental, viagens e ambie
ntes barulhentos.

*Evite o vento e o frio. E quando se expor a eles, agasalhar muito bem principalmente a região de pescoço e orelhas.

*Tomar banho de sol diariamente nos horários adequados.

*Usar roupas com cores quentes como vermelho, laranja e dourado.

*Permanecer em ambientes aquecidos, organizados de modo a estimular o prazer, com móveis confortáveis e adequados.

*Execução de práticas regulares de Meditação, de momentos de silêncio, procurando livrar a mente de ansiedades e medos.

*A oleação ou auto massagem diária do corpo também é muito importante. Um bom óleo nutritivo para este período Vata seria o óleo extra virgem de gergelim. Se a sua predominância não é vata, use pelo menos nas palmas das mãos e pés antes de dormir. Essa prática acalma, aquece e proporciona um sono mais profundo e reparador.

*O chá de gengibre também é um truque excelente para essa época do ano, por sua potência aquecedora e afinidade com as extremidades, aquecendo as mãos e pés gelados dos Vatas.

Se estivermos com olhar atento para o nosso corpo e as flutuações da nossa mente neste período, podemos passar por um inverno tranquilo, agradável, acolhedor e saudável. Assim como toda natureza entra no processo de lentidão e até hibernação, aceite essa pausa, este momento super propício a introspecção, para fazer uma análise da sua vida, seus desejos, organizar os seu sonhos e projetos futuros. E quando a primavera voltar com sua explosão de energia, você estará abastecido para florescer junto com a natureza.

Namaste!

Alexandra Pizzo - uma Vata com experiência de muitos invernos de hibernação! Vai por mim!
Foto: Trilha Salkantay - Peru - Maio/2011

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Agora é só esperar o dia...

Durante todo esse mês de janeiro e fevereiro fiz uma serie de palestras para divulgar o curso que acontecerá aqui na Beleza Zen. Foram muitas informações, varias amizades novas, outros muitos reencontros e estórias de arrepiar. Todo o processo foi lindo e muito gratificante para mim! Quando você faz o que gosta e acredita, nada é trabalho, sempre é diversão. 
Então deixo aqui o histórico desta jornada e a gratidão a todos que abriram suas portas e ouvidos  para mim! 

BELEZA ZEN - BIRIGUI

YOGA ON - ARAÇATUBA
 
STUDIO YOGA - ARAÇATUBA
 
LILA BEM VIVER - PENÁPOLIS


    

 NEGUINHA - BURITAMA


 SIMPLESMENTE SER - ANDRADINA

LILA YOGA - S J RIO PRETO
 
GRATIDÃO!!!!