segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Curso de Anatomia Emocional no Interação em Araçatuba

O Interação recebeu neste final de semana uma convidada especial, a terapeuta e filósofa Regina Favre. Para falar sobre a Anatomia Emocional, uma descoberta de Stanley Keleman – criador da psicologia formativa nos idos do década de 60 - através da qual é possível ver-se os corpos formatando suas vivências ao longo do seu crescimento, do nascimento até a morte, encarnando o vivido.

O Seminário de Anatomia Emocional se constitui da leitura vivenciada de quatro capítulos do livro Anatomia Emocional, de Stanley Keleman. Regina introduziu e traduziu o pensamento filosófico, biológico e clínico de Keleman no Brasil.



Com base na anatomia evolutiva e nas neurociências, Keleman concebeu pela primeira vez uma visão da anatomia do corpo humano em sua potência de continua construção com a matéria do vivido. Sua obra traz uma profunda reflexão sobre as conexões entre a anatomia e os sentimentos, a forma e as emoções. Ele também é pioneiro no estudo do corpo e sua relação com os aspectos emocionais, psicológicos, sexuais e imaginativos de experiência humana.

“Posturas e gestos corporais são organizações que inibem ou facilitam intensidades excitatórias. A volição cortical transforma a excitação indomada de nossos comportamentos não-aprendidos e forma uma configuração corporal que pode sustentar intensidade ao longo do tempo. Isso nos dá uma oportunidade de moldar comportamentos anatômicos herdados em uma vida pessoal”, diz Keleman.




Links para entrevistas com Regina Favre

http://laboratoriodoprocessoformativo.com/

http://laboratoriodoprocessoformativo.com/artigos/a-filosofa-do-corpo/

http://laboratoriodoprocessoformativo.com/na-midia/entrevista-de-regina-favre-a-marilia-gabriela/


Nenhum comentário: