sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O poder dos sucos

Os suco de frutas sempre me encantaram desde a minha infância. Pelo sabor , cor e principalmente por ser algo muito hidratante e refrescante já que moro numa região de verões muito quentes.

Mas foi só depois que comecei a estudar Ayurveda que vi este delicioso líquido com outros olhos, já que sempre me falaram que era melhor comer a fruta toda do que só o seu suco, afinal precisava aproveitar as fibras das plantas para o bom funcionamento do intestino.

Mas, uma vez que você já esta com a sua alimentação adequada ao seu dosha, naturalmente suas fezes serão eliminadas. Foi então que esse conceito antigo caiu por terra e hoje uso e abuso dos sucos em minha alimentação e de minha família.

Os famosos sucos verdes ou de "marciano" como as crianças gostam de chamar agradam a todos. E no ano passado tive uma experiência maravilhosa com um tratamento de anemia simplesmente a base de suco de laranja com couve.

Segue um artigo que encontrei sobre os benefícios desses sucos. Desfrutem!

Abraços,

Alexandra

.......................................................................................................................................................

O poder dos sucos

A desintoxicação é um processo importante para mantermos nossa vitalidade, disposição e qualidade de vida. E uma das melhores maneiras é através dos sucos, jejum e limpeza intestinal.

Uma dieta com sucos é um meio muito interessante para desintoxicar o organismo, ainda mais no Brasil, onde a quantidade de frutas frescas é abundante. Apresentamos alguns sucos que trazem muitos benefícios:

Suco de maçã: é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de Antioxidantes. Existe um ditado na Inglaterra que diz: "Coma uma maçã por dia e você nunca precisará visitar o seu médico. O suco de maçã pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumentando o poder desintoxicante e alcalinizando o Ph do sangue;

Suco de uva: também é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, ajudando a circulação;

Suco de morango: para a circulação também recomendamos a associação do suco de morango e melancia;

Suco de melancia: suco diurético associado com abacaxi e gengibre.

Suco de abacaxi: suco diurético, diminui o colesterol - favorece o trabalho da vesícula biliar – é indicado para má digestão, devido à sua quantidade de enzimas;

Suco de figo: favorece o trabalho da vesícula biliar;

Suco de gengibre: suco dirético, associado com abacaxi e melancia e favorece o trabalho da vesícula biliar;

Suco de maracujá: insônia e calmante;

Suco de mamão: má digestão e ajuda a função intestinal;

Suco de laranja: para a anemia a associação do suco de laranja e couve é excelente, devido à quantidade de ferro e vitamina C, que a ajuda na absorção do ferro.

E para celulite, uma alternativa é a mistura dos sucos de abacaxi, maçã, cenoura e gengibre, sendo este último opcional.

Outra maneira de mantermos nossa vitalidade é fazermos um dia de jejum mensal ou quinzenal, podendo ser só de frutas, sucos ou água. É uma maneira de darmos um descanso aos nossos órgãos e exercerem melhores suas funções.

O ideal é que nosso intestino funcione de duas a três vezes ao dia, após cada refeição. Como isso normalmente não acontece, resíduos se acumulam em nosso intestino, causando gases, cólicas, dor de cabeça, irritação e podendo levar a doenças crônicas a longo prazo. Por isso, a importância da limpeza intestinal como método preventivo e desintoxicante para todo o organismo. Ao associarmos uma dieta com sucos naturais, jejum e limpeza intestinal poderemos manter nossa saúde e qualidade de vida.

Fonte: Tiago Almeida e Solange, autores do livro "Colonterapia: Reeducação Alimentar, Desintoxicação, Rejuvenescimento" (Editora Gran Sol)

Nenhum comentário: