domingo, 9 de janeiro de 2011

Os 8 passos de Patanjali


Essa noite tive um sonho...como todo sonho, era muito confuso e cheio de símbolos e informações...

Porém, eu estava agora na cama de minha filha enquanto ela adormecia e parte deste sonho retornou. No sonho eu conversava com uma amiga sobre os 8 passos de Patanjali para a iluminação. Essa amiga sofria de transtorno bipolar e eu estava explicando a ela do que se tratava e como a vida dela poderia melhora seguindo esses conceitos do Yoga. Acho que posso ajudar a vida de muitas outras pessoas além da minha amiga do sonho postando eles aqui.

Esses versos milenares estão nos Yoga Sutras onde o sábio Patanjali descreveu a trajetória a ser seguida por quem quer conquistar todos os benefícios que o yoga tem a oferecer.

Tive o primeiro contato com esses textos no curso de Atenção, Concentração e Práticas Meditativas da minha amiga Vivi Tuppy. Yoga, ao contrário do que muitos ocidentais pensam, não são apenas posturas e respiração. Você podera observar a seguir que são apenas dois dos passos dessa longa trajetória por uma mente e corpo em equilíbrio.

A seguir, confira como trilhar esse caminho

I – YAMAS – restrições, ética .

1. AHIMSA – não-violência
2. SATYA – autenticidade, veracidade
3. ASTEYA – não apropriação indébita
4. BRAMACHARYA – controle da apetência dos sentidos
5. APARIGRAHA – não acumulação, não criar necessidades desnecessárias

II – NIYAMAS - promoções.

1. SHAUCHI – purificação do corpo, desobstruir
2. SANTOSHA – contentamento, gratidão
3. TAPAS – austeridade
4. SVADHYAYA – motivação, o que estimula
5. ISHVARA PRANDHANA – devoção, dedicação a uma divindade, a uma ordem maior

NÍVEL PSICO-FÍSICO

III – ASANAS – posturas

IV – PRANAYAMA - prática de um ritmo respiratório

V – PRATYAHARA – restrição dos sentidos, que se recolhem

NÍVEL PSICO-ESPIRITUAL

VI – DHARANA – atenção

VII – DHYANA – concentração

VIII – SAMADHI - meditação

Angela querida, continue na sua busca! O Yoga é um caminho, não o único, mas um bom caminho!
Namastê!

Um comentário:

Meninas D' Arte disse...

bom..primeiro meus agradecimentos..a vc minha amiga,por tudo que em tão pouco tempo fez por mim,muito bom ler os 8 passos de patanjli,,isso me faz recuar sempre a prender mais,e mais,realmente os ásanas são de grande valia sim,,mas não o mais importante...
Obrigada!
Saiba que o Yoga ainda é meu objetivo!
beijos!
Namastê!