domingo, 1 de maio de 2011

Viagem de peregrinação aos Andes no Peru


Há milênios, culturas do mundo inteiro se voltam para as montanhas em busca de sabedoria, cura e transformação. Entre estas montanhas, das mais fascinantes do planeta, estão os Andes no Peru. Jornada inesquecível de peregrinação, grandes descobertas e um profundo enriquecimento humano e espiritual. Serão duas semanas de yoga, meditação e ensinamentos, caminhadas e visitas aos sítios históricos e arqueológicos, experiências e vivências com autênticos rituais da espiritualidade andina e, finalmente, Machu Picchu!

Itinerário Detalhado

1º dia - São Paulo - Lima - Cusco
Voo São Paulo a Lima. Conexão imediata com destino a Cusco. Pernoite em Cusco.

2º dia - Cusco - Sitios Arqueologicos - Cusco
Neste dia faremos um passeio por alguns sítios arqueológicos nos arredores de Cusco, quando teremos um primeiro contato com a civilização andina. À tarde visitaremos a Catedral de Cusco e o museu de Qoricancha, o “Templo do Sol”. Noite livre para curtir o agradável astral da cidade. Pernoite.

3º dia - Cusco - Pisac - Ollantaytambo - Vale Sagrado
Pela manhã, viajaremos ao Vale Sagrado. No caminho passaremos pelos sitios arqueológicos de Pisac e Ollantaytambo. Ficaremos hospedados em um hotel-retiro Wilka Tika, construido especialmente para este fim, entre as montanhas por quatro dias, onde teremos a oportunidade de descansar, de praticar e meditar, de estudar e celebrar, de preparar o corpo e a mente para a trilha Inca e para a "jornada interior".

4º dia - Vale Sagrado
Yoga, Meditação e Vivências com Marco Schultz e convidados em um dos lugares mais sagrados dos Andes.

5º dia - Vale Sagrado
Yoga, Meditação e Vivências com Marco Schultz e convidados em um dos lugares mais sagrados dos Andes.

6º dia - Vale Sagrado
Yoga, Meditação e Vivências com Marco Schultz e convidados em um dos lugares mais sagrados dos Andes.

7º dia - 1º dia trilha Inca Salkantay
Após o café da manhã, sairemos cedo de Wilka Tika e seguiremos de ônibus até o Mollepata (2800 mts). No caminho, teremos paisagens belíssimas através de Limatambo, um das províncias próximas de Cuzco. Seguiremos apreciando a vista panorâmica do Vale de Apurimac e faremos um tour cultural por Tarawasi para ver o impressionante "Ushnu", um cenário de pedra de cerimônias Incas. Chegaremos ao ponto de partida da caminhada. Caminharemos ao redor da montanha Salkantay, uma das mais impressionantes dos Andes peruanos, e seguiremos por comunidades Quéchuas e ruínas Incas menos conhecidas. Neste primeiro dia conheceremos nossos guias de trilha e equipe, iniciaremos com 6 horas de caminhada pelas comunidades andinas tradicionais de Cruzpata, Challacancha e novos pueblos andinos até chegar a Soraypampa, que fica a 3800 metros, nosso primeiro acampamento.

8º dia - 2º dia trilha Inca Salkantay
Pela manhã, iniciaremos a caminhada de 4 horas para começar a subida ao Paso mais alto da trilha, de 4400 metros. Deste ponto, poderemos apreciar vistas espetaculares da montanha nevada de Salkantay (6.271 mts). Seguiremos com uma caminhada de aproximadamente 3 horas pelas montanhas de Humantay e Huayanay. Passaremos por pequenos lagos e morainas (final de glaciares) e posteriormente realizaremos uma longa descida até nosso acampamento em Chaullay a 2950 metros.

9º dia - 3º dia trilha Inca Salkantay
Este dia é bastante especial porque ao longo de nosso caminho veremos uma grande variedade de flora e fauna, iniciando por HUAYRAC, pela comunidade de Arranniyuc e por todo o caminho de descida até o bosque, onde poderemos apreciar as formações de águas termais em um pequeno vale. Logo em seguida, seguiremos o curso do Rio Santa Teresa observando as diversas variedades de orquídeas e cataratas de grande magnitude. Subiremos ao nosso acampamento localizado em um lugar chamado Luskamayu (nesse dia será cerca de 5 horas de caminhada).

10º dia - 4º dia Trilha Inca Salkantay / Águas Calientes
Sairemos bastante cedo e seguiremos de carro até Santa Teresa, onde caminharemos até a estação de trem que nos levará até Águas Calientes.

11º dia - Águas Calientes / Machu Picchu / Cusco
Subiremos a Machu Picchu logo pela manhã para meditarmos, trocarmos experiências e explorarmos a cidade com tranquilidade. Teremos também a oportunidade de ter uma aula de história sobre essa civilização que foi uma das mais avançadas da época. Existe a possibilidade de subir o Huayna Picchu, o ponto mais alto, de onde é possível avistar toda a cidade e o “Caracol de montanhas” que protege as ruínas. À tarde retornaremos a Cusco de trem.

12º dia - Cusco
Dia livre para percorrer a cidade, antiga capital do império Inca. Cusco é uma cidade encantadora e mágica com suas ruelas e “labirintos” que desvendam um pouco do mistério que cerca a civilização Inca. A cidade também oferece boas oportunidades para compra de artesanato e, para quem gosta de curtir a noite, existem ótimos pubs com boa música e pessoas de várias partes do mundo passeando.

13º dia - Cusco – Lima – São Paulo

Nenhum comentário: