A Índia é famosa por suas especiarias. E o famoso Chai também já caiu no gosto de muitos ocidentais. Mas o meu chá predileto enquanto eu estive na Índia foi o Ginger, honey & lemon. Tão acolhedor para aqueles dias mais frios que até hoje tenho sempre a mão os ingredientes para um chá em casa.
Além de saboroso, o gengibre é bastante indicado para desintoxicar o organismo, pois apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo que estimula a liberação de enzimas e promovem o esvaziamento do estômago.
Melhora também a circulação sendo indicado por médicos indianos para pés e mãos frias. Acho que essa é a questão que mais me atrai nesse chá!
O Ayurveda classifica o gengibre como uma raiz de sabor picante, energia quente, pacifica Vata e Kapha. Pode ser utilizado por Pitta desde que com moderação.
O gengibre possui uma atividade anti-viral e anti-inflamatória sendo indicado para problemas respiratórios de vias aéreas superiores. Devido as suas propriedades picantes e amornantes é utilizado para gripes e resfriados no inverno, rouquidão, inflamação da garganta, tosse e secreção.
Uma vez indiquei para uma amiga Pitta o chá de gengibre e ela, na vontade de sarar logo, tomou o chá o dia interior por uma semana. Após isso encontrei com ela e ela me contou que a garganta estava boa mas agora estava sofrendo de hemorróidas. O que eu indicava para ela?! Foi depois dessa conversa que descobri o quanto de chá ela tomou e como as ervas "tão inocentes", se mal utilizadas, podem ser perturbadoras para nosso corpo. Consegui acalmar o Pitta dela, mas me serviu de lição para sempre que a gente utiliza chá terapêutico precisa ter cuidado com a dosagem.
Minha receitinha de chá de Gengibre, limão e mel é bastante simples. Fatie 2 cm de gengibre em palitos e coloque para ferver com 2 copos de aguá por cerca de 5 minutos. Ao terminar coloque no copo de vidro o chá, esprema 1/4 de limão e adicione mel a gosto.
Para os mais práticos, a marca de chá inglesa Twinings possue uma versão muito boa em saquinhos de Lemon & Ginger.
E bom inverno...
Nenhum comentário:
Postar um comentário