quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Blog Action Day - Climate Change - Extinção de Plantas Ayurvédicas


Muito se fala sobre aquecimento global e alterações climáticas. Mas você realmente sabe o que isso quer dizer e como pode afetar a sua vida?

Alteração climática (”climate change”) traduz mudanças de longo prazo no clima de uma determinada região ou planeta. Esta mudança é medida pelas alterações nas características das condições médias meteorológicas, tais como, a temperatura, os padrões do vento e da precipitação, etc.

Ouvimos todos os dias nos jornais e tvs que essa ameaça existe. Porém pouco se faz para mudar a vida das pessoas já que são situações ainda pouco ameaçadoras, pelo processo lento que acontecem.

Mas a ameaça já não esta tão teórica mais. Muitas mudanças são perceptíveis no nosso dia já. Alguns períodos de frio e chuva em épocas que eram secas. Furações e enchentes no sul do nosso país que nao tinhamos relatos até então.

No campo do Ayurveda essas alterações também estão ocorrendo. Recentemente médicos indianos praticantes do Ayurveda se reuniram para discutir o que fazer, já que muitas das ervas medicinais ayurvédicas estão desaparecendo e correndo risco de extinção. Isso compromete a saúde de toda uma população que tem sua medicina tradicional de mais ed 5000 anos baseadas em ervas encontradas naturalmente por todo o territorio da India. Além de mais de 600.000 medicos que utilizam delas no dia a dia de seus consultorios.

'Devido as mudanças climaticas, os habitats naturais estão sofrendo desequilibrios. Por causa disto muitas plantas medicinais estão desaparecendo. Este é um grande desafio para nós.' falou Patil um praticante de ayurveda indiano.

'Para encarar isso, nós precisamos fazer um esforço. Precisamos catalogar essas plantas que estão desaparecendo e mover esforços para replantá-las.' disse o presidente durante ao evento All India Ayurveda Congress.

Isso acontece do outro lado do planeta, mas é um evento preocupante para toda a humanidade. Não só nossos medicamentos ayurvédicos estão sendo extintos. Junto estão caminhando nossas ervas brasileiras amazônicas, muitas ainda desconhecidas.

A natureza é abençoada e nos fornece tudo o que precisamos. Vamos juntos neste dia de Blog Action Day parar para refletir o que cada um pode fazer hoje, e amanhã e depois, para não sermos seres parasitas de um planeta tão belo.

Leia o texto original sobre Plantas Ayurvédicas em extinção:

http://sify.com/news/fullstory.php?a=jkhsacdjjfb&title=Climate_change_affecting_ayurveda_livelihood_of_600_000_doctors
(site em inglês)

Namaste!
Alexandra



Nenhum comentário: