sábado, 31 de outubro de 2009

Não confunda Açafrão e Açafrão-da-terra











Queridos, essa postagem eu copiei parte do Blog Indiagestão da maravilhosa Sandra. Se nao conhecem, vale muito conhecer! http://indiagestao.blogspot.com

Açafrão

O tempero mais caro do mundo eh o Acafrao produzido no vale da Caxemira, na India.

O Acafrao sao os pestilos da flor Crocus Sativus.

Cada flor da somente 3 pestilos, que apos serem removidos devem ser secos ao sol e guardados em local sem umidade.

Meio quilo de acafrao requer pestilos de cerca de 65 mil flores, o que cobre uma area de 2 (dois) campos de futebol e 40 horas de trabalho para serem colhidos.

O preco, no atacado, de meio quilo de acafrao eh de no minimo US$ 500 (quinhentos dolares).

O preco no varejo chega a US$ 2 mil dolares nos paises ocidentais.

Naturalmente ninguem compra meio quilo de acafrao, que invariavelmente eh vendido em gramas em caixinhas diminutas.

Somente 3 pestilos ja sao o suficiente para dar cor e sabor a 1 xicara de arroz.

Açafrão-da-Terra ou Curcuma

O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea família do gengibre, originária da India e Indonésia. Dela se obtém uma especiaria de mesmo nome que é o principal componente do tempero do caril ou curry. Sua característica principal é como digestivo e ativador da função hepática.

Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

A cúrcuma, que em inglês se chama turmeric e em hindu haridra, é um desses temperos com os quais a vida melhora muito. E seu valor medicinal é tão grande que faz toda comida virar remédio.

Seu apelido “açafrão-da-terra” se deve à semelhança da cor da cúrcuma com a dos caríssimos estigmas da flor de açafrão, Crocus sativus, que dão um inigualável aroma e cor amarelada aos pratos com eles preparados na Espanha, na Índia, no Irã.

Nenhum comentário: