quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nutrição Ayurvedica




Queridos amigos e clientes,

Estamos agendando a vinda de uma Nutricionista com enfase em Ayurveda para a próxima semana.

Leia mais sobre o programa abaixo.

Informações e agendamentos no Beleza Zen.

Namastê!

Alexandra Pizzo


PROCURE A NUTRIÇÃO AYURVÉDICA:
Mais do que cálculos nutricionais, tão importantes, porém não unicamente necessários para o completo entendimento do Indivíduo, mais do que tabelas generalistas que nem sempre traduzem a realidade do que é ser único, mais do que fundamentais macro e micro nutrientes, tão trabalhados na nutrição ocidental e que, não completamente, esboçam a relação da saúde com a sua principal fonte de energia e reabastecimento - os alimentos. Mais do que tudo isso, o tratamento nutricional ayurvédico vem ampliar os benefícios da nutrição tradicional pois preocupa-se com a individualidade de cada ser e é pronta para despertar o instinto de observador e curador interno, levando-o a escolher de maneira natural o que é bom e a buscar um estilo de vida que lhe é próprio.
A Ayurveda, a Ciência da Vida Longa, em especial no contexto da Nutrição Ayurvédica, traz clareza e conhecimento complementares para o que realmente acredito ser o caminho para a saúde e bem–estar integral do indivíduo. Dessa forma, não menos importantes que o conhecimento destes nutrientes nos alimentos, os seis sabores presentes neles, como o doce, ácido, salgado, picante, amargo e o adstringente, juntamente com a capacidade digestiva de cada organismo, o Agni, determinarão o que realmente será aproveitado pelo corpo ao fim do processo digestivo.
Então porque a boa digestão é tão importante?
A eficiência da digestão em quebrar o alimento e absorver os nutrientes determina a qualidade de sua imunidade e da eficiente habilidade de regenerar os tecidos de forma saudável e normal. Se a digestão for fraca ou mesmo forte demais, o organismo não receberá a nutrição suficiente e o corpo se tornará enfraquecido com uma imunidade danificada. Quando o alimento permanece parcialmente digerido no processo da digestão ele se tornará toxina. A Ayurveda descreve esta toxina como um material oriundo do alimento não digerido, sendo tóxico, grosso e pegajoso chamado “Ama”. Ama se mistura com o sangue e a linfa, circula pelo corpo e deposita-se em áreas deficientes ou de fraca imunidade. Se estes depósitos continuarem a receber toxinas, podem causar bloqueios e propiciar doenças nessa área. Por exemplo, quando as toxinas se depositam nas articulações podem produzir artrites, quando localizadas nos pulmões produzem congestão, muco e asma. Manter uma digestão adequada é tão importante quanto comer alimentos frescos e saudáveis, porque mesmo uma dieta saudável pode produzir toxinas se permanecer não digerida no estômago e intestinos.
Experimente a Nutrição Ayurvédica planejada especialmente para você e encontre mais prazer e saúde como você precisa e seu biotipo requer!!!
Inspire-se, encoraje-se e encontre com o seu oriente!!!


Nutricionista Juliana de Borba Percegona– CRN8 1156
Especialista em Nutrição Clínica, Terapêuta Ayurvédica e Mestre Reiki
Atendimento:Beleza Zen
www.acompanheaju.blogspot.com
julianapercegona@yahoo.com.br
Curitiba- PR - Brasil
Você sabia que os sabores dos alimentos não são somente para favorecer o paladar, mas eficientes articuladores na terapêutica médica/nutricional na Ayurveda?
Você sabia que muitas especiarias podem determinar ou aprimorar a relação de nutrição das células junto com a eficácia de seus princípios ativos?
Você sabia que a qualidade da sua digestão está diretamente relacionada com a ausência ou presença de doenças como intolerâncias alimentares, cânceres, distúrbios pulmonares, transtornos digestivos, deficiências imunológicas, entre outras?

Nenhum comentário: