sexta-feira, 10 de junho de 2011

Muitas viagens em uma só...

Foto: Ollantaytambo

Sem dúvidas essa viagem ao Peru foram muitas em uma só. Existiu pelo menos 3 viagens bem definidas. O retiro que foi uma viagem espiritual, o Vale Sagrado que foi uma viagem de turismo e cultural e a peregrinação que foi uma viagem de aventuras e desafios internos e externos.

Essa região do Vale Sagrado é lindissima. Apesar que estar lá durante essa temporada de retiro, nossa viagem foi tão bem planejada e abençoada pelo tempo bom, que conseguimos fazer vários lugares turísticos impressionantes e ainda ter tempo para meditar, praticar yoga, curtir nosso hotel maravilhoso Wilka Tika, se interiorizar, aproveitar a culinária local que é riquissima, etc.

Dois lugares que eu simplesmente amei por lá foram Ollantaytambo e as salinas de Maras. Em Ollantaytambo vimos as cidades incas, seus silos nos altos das montanhas, montanhas com faces de índios esculpidas e aprendemos sobre a sabedoria que esse antigo povo tinha sobre astronomia e arquitetura. Uma das colinas da região mostra essa face de índio onde no solstício de primavera o sol nasce exatamente na ponta do seu nariz!

foto: onde está Wally? Consegue encontrar a face do índio?



Maras é a região onde se encontra as antigas Salinas em terraços, onde a água de um lençol freático salgado (mais salgada que a água do mar!) repousa em piscinas evaporando dando origem a uma paisagem que só será preservada enquanto a exploração do mesmo sal for feita pelas tecnologias ancestrais. Lindíssimo de fotografar! O ar do local é tão seco que o nariz começa a arder e se você molhar a mão na água ela ficará branca como farinha após secar.






Da culinária destaco o sabor e tamanho maravilhoso do milho. A espiga tem grãos enormes e carnudos. E também possuem uma versão pipoca não estourada deliciosa, que parece aquele piruá que fica no fundo da panela quando a nossa não estoura, porém maior e mais macio.


Aqui podemos ver as muitas variedades de milho da região. Deste milho escuro é feito um suco de milho delicioso. Parece suco de uva, mas o sabor é diferente de tudo que já provei. Não tem como descrever, só provando mesmo.

Nenhum comentário: