quinta-feira, 30 de agosto de 2012

3o Dia de Congresso... Sol!




Fiquei devendo a vocês a conclusão do 3º dia do Congresso de Estética. E foi um dia realmente de quebra de paradigmas com uma palestra que assisti na feira do Dr. Ricardo Trajano explicando sobre laserterapia.  Muita informação interessante. Ele ama o que faz e sabe explicar com a paixão de quem leva a coisa muito a sério. Pois o que não posso deixar de contar a vocês aqui é a explicação dele sobre a luz do sol e a vitamina D do nosso corpo. 

Nossa sociedade esta sofrendo com a falta de sol. É isso mesmo. O sol, nosso querido sol, provoca sim câncer de pele. Mas o que as pesquisas hoje provam é que a falta do sol esta provocando outros 17 tipos de câncer no organismo, entre eles o de mama, cólon e próstata. Ficamos horas demais sob o efeito da luz de computadores, tvs, luzes artificiais e horas de menos expostos ao sol. Isso provoca alterações em nosso metabolismo causando depressão, intestino preso, insônia e muitas outras síndromes da vida moderna. 

E então ele falou sobre como tomar o sol de forma adequada para a saúde! Essa foi a parte que deu um chacoalhão nos meus paradigmas. Sempre fugi do sol pela estética e pela saúde. Tenho uma pele branca com poucas manchas graças ao uso de filtro solar desde os 10 anos de idade (cuidados de minha mãe!), exposição ao sol somente em horários de bebês e sombra e água fresca ao meio-dia. Pois as pesquisas hoje em dia revelam que para a boa produção de vitamina D no nosso organismo o melhor horário de exposição é das 12 as 14 horas, quando os raios UVBs são mais intensos. É nesse horário que precisamos tomar sol, usando biquíni para expor o máximo do corpo, SEM PROTETOR SOLAR! 

Quebrei em mil pedaços depois dessa revelação! Tive que juntar todas as minhas informações anteriores e mandar para a lixeira. E o meu cérebro ainda fez aquela perguntinha: tem certeza que deseja apagar essas informações? Eu respirei fundo e cliquei no sim...

Calma viciadas em sol!!! Antes de dizer " viu só, eu sempre soube que era bom!" leiam o resto... Claro que ele não disse para ficar lá torrando no sol! São apenas 20 minutos (10 de frente e 10 de costas), de 3 a 4 vezes na semana, passando filtro apenas nas áreas onde você já expõe durante o dia a dia (rosto, braços). E apesar de parecer um absurdo isso de esticar no sol do meio-dia sem protetor solar, avaliando melhor a informação cheguei a duas conclusões: 
1- Evolucionariamente pensando, se o sol fosse realmente tão prejudicial aos seres viventes neste planeta, ja estaríamos todos extintos, pois já estamos exposto a ele a milhões de anos. O que realmente faz mal são os excessos!
2- Somos seres de luz! Não podemos viver sem o sol que rege nosso ciclo circadiano, nos aquece, nos fornece alimento e uma natureza tão maravilhosa para desfrutar. Gratidão a esse astro luminoso que nos mantem vivo!

Eu, com minha formação cientifica que me torna curiosa e questionadora, tive que primeiro ir lá no sol esses dias todos, experimentar essa experiência, antes de postar isso a vocês. Confesso que estou entregue!. A sensação de relaxamento e prazer que o sol nos proporciona pode sim melhorar as nossas vidas. 



"Volte seu rosto sempre em direção ao sol e então as sombras ficarão para trás"
Provérbio Chinês

Aqui algumas informações que compartilho tirada de uma postagem do meu mestre Dr.  Danilo Carneiro.  Gratidão!

A vitamina D é um hormônio e a sua principal função é regular o equilíbrio do cálcio, a formação e reabsorção óssea. Sabemos que ela atua no metabolismo do cálcio, auxilia na sua absorção pelos intestinos e na sua fixação nos ossos. Por isso, ela ajuda na prevenção da osteoporose e é importante também no seu tratamento.
Agora, novos estudos indicam que a Vitamina D tem outras funções muito importa
ntes:
1-Efeito modulador da imunidade: Ela atua na regulação das células do sistema imunológico e combate o desenvolvimento da auto-imunidade, o que pode ajudar na prevenção de doenças auto-imunes.
2-Efeito Anti-cancerígeno: A vitamina D demonstrou uma série de efeitos anticâncer e inibiu a propagação das células cancerígenas. A deficiência de Vitamina D está associada ao risco aumentado de câncer de mama, de cólon e de próstata.
3-Efeito acelerador do metabolismo: A Vitamina D acelera o metabolismo da gordura, potencializa a queima de gordura abdominal e aumenta na saciedade. Está sendo considerada uma poderosa aliada na queima de gordura abdominal, pois inibe o crescimento das células gordurosas. Ela libera uma substância chamada leptina dentro da célula gordurosa, que envia mensagens de saciedade para o cérebro, contendo o apetite. A vitamina D estimula o fígado a quebrar mais rapidamente a gordura e fortalece os músculos, tonificando-os e reduzindo o excesso de gordura muscular.
Vale ressaltar que a Vitamina D atua melhor quando a alimentação tem baixos índices de açúcar, gordura e calorias de modo geral. Além disso, para que ela se torne ativa, é necessária a ação do sol sobre a pele. De 10 a 20 minutos de banho de sol por dia já é o suficiente. Nos casos de alimentação deficiente em Vitamina D ou de pessoas que se expões pouco à luz solar, indica-se a sua suplementação.

FONTES: 
1- http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/62001/relacao-tecido-adiposo-osso-interacao/
2- http://vidam0rt3.blogspot.com.br/2011/11/vitamina-d-turbina-qualquer-dieta.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Lê como amante do sol amei suas informações ... Posso afirmar q depois q tomo o meu sol minha disposição aumenta em 100%... Agora então ! Parabéns e obrigada por compartilhar conhecimentos. Bj
Marta