sábado, 7 de setembro de 2013

6a. Jornada Técnica de Massoterapia da Beauty Fair

Hoje começou a tão esperada Beauty Fair. Uma das melhores feiras de beleza do Brasil. Não sei os dados estatísticos de como anda o ranking das feiras, mas essa é a minha opinião. Novamente fiquei impressionada com a organização do evento, a delicadeza e cordialidade com que somos recebidas e o respeito com que o profissional é tratado. São fatos muito simples como receber o crachá com antecedência para evitar tumultos ou ainda deixar as portas abertas do congresso para  não termos que ficam horas em pé em uma fila para entrar. Isso mostra que valorizam e respeitam as profissionais que viajam tantas horas como eu e muitas outras para participar, estudar e atualizar o conhecimento.

Claro que os palestrantes também foram escolhidos com esse cuidado todo. Começamos o dia com a especialista em Aromaterapia, Sâmia Maluf, falando de como tratar dores com óleos essenciais. Eu adoro esse tema! Os óleos essenciais são ferramentas valiosas que ajudam a potencializar os efeitos terapêuticos de uma massagem ou outro tratamento holístico. Como  costumo dizer as minhas clientes, são as plantas em gotas. Mas lembre-se: óleo essencial não é essência. Essências são cheirinhos e não tem função terapêutica. Óleo essencial atua no corpo, mente e estado energético da pessoa e precisa ser bem indicado. No entanto é uma ciência que não tem contra indicação, podendo ser explorada em casa na forma de inalação, massagens ou absorção cutânea.  Segue um pouco das palavras de Sâmia para vocês:



Como o foco da palestra era dor, ela nos deu várias dicas de óleos essenciais para serem usados em cada caso. O óleo de copaíba é uma ótima base para usar em massagens para dores pois tem potencia muito superior ao diclofenaco, o tão conhecido Voltaren. Associe óleo essencial de hortelã pimenta e junípero e terá um ótimo efeito em massagem local para dores.

Na seqüência conhecemos o Rolfing, uma técnica de reorganização postural ainda pouco conhecida no Brasil, mas que mostra seus resultados em poucas sessões. E a boa notícia para as mulheres que vivem brigando com a estética é que um trabalho de correção postural dá resultado inpressionante naquela barriguinha que você vive brigando todos os dias. Não acredita? Então dê  uma olhada na foto de antes e depois desse rapaz magro. 




Meu grande interesse no dia de hoje era a palestra sobre Massagem Thai Tradicional. Uma técnica milenar como o Ayurveda que teve sua origem bastante próxima, misturando um pouco de massagem ayurvédica com movimentos de yoga. Só de olhar já é possível perceber o relaxamento e bem estar que ela proporciona. Mais uma forma de trabalho holístico do ser.




E então tivemos a suíça Gaelle Le Corre apresentando as formas e possibilidades de trabalhar o bem estar da gestante com toques baseados na Massagem Sueca. Maravilhoso trabalho!




E acabamos o dia com grandes perguntas e outros chacoalhões...

Primeiro com o coaching e seu processo de metas e investigação.  Como estão essas perguntas na sua vida?





 E então o Dr. Marcio Bontempo nos disse muitas verdades sobre nosso estilo de vida "Kamikaze"e onde isso vai nos levar. Até aqueles puxões de orelhas tão básicos como não comer açúcar refinado, nunca mais tomar uma coca cola ou qualquer outro refrigerante. Diminuir o consumo de carne e produtos industrializados.


 Como anda o seu intestino? Ele reflete diretamente no aspecto da sua pele e de todo o organismo.
 E não me venha com a desculpinha que é genético, que você já nasceu com sua doença. Toda doença para se expressar precisa do fator desencadeante, isto é, o seu estilo de vida é que faz qualquer doença que estava na sua genética se expressar ou continuar latente até o fim da sua vida. Então já é hora de deixar a preguiça de lado e começar a fazer exercício físico, comer adequadamente e cuidar também dos bons relacionamentos e sentimentos. Fique com mais dicas do Dr.













Momento fã... eu com Erick, coordenador da jornada e meu primeiro professor de Ayurveda. E eu com Dr. Marcio Bontempo.

Uma boa noite, que amanhã tem mais...

Nenhum comentário: