terça-feira, 10 de setembro de 2013

Primeiro dia do 8o. Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia

Na sessão solene de abertura tive a surpresa de ver meu conterrâneo Dr. Márcio Boteon representando os cirurgiões plásticos. O motivo do destaque é sua conduta de respeito e confiança no trabalho das esteticistas. No seu consultório ele trabalha em parceria com 12 esteticistas. E confessou que não tem mais como fazer um bom trabalho cirúrgico sem os preparos pré e pôs operatórios das esteticistas.

Começamos as palestras com o ator Luigi Baricelli falando da importância da paixão pelo seu trabalho. Lindas palavras motivacionais para que cada um abrace a profissão de seu sonho e dedique-se com amor, com paixão. Mais que um rostinho bonito da TV ele foi um sucesso de carisma e simpatia. Todos os anos recebemos atores para a palestra de abertura. Nem todos conseguem mostrar que existe uma pessoa verdadeira por trás dos personagens que interpretam. 

Radiofrequencia foi um tema muito abordado. A eficácia do tratamento para flacidez tem resultados visíveis e progressivos. Após 30 dias de uma sessão facial o resultado é ainda maior que o momentâneo, pois o estimulo na produção de colágeno foi efetivo. 

A palestra do Dr. Rodrigo Kikuchi, médico angiologista foi sobre as causas da temida celulite . E ele foi muito realista. A celulite começa a se instalar no corpo das mulheres lá pelos 20 anos e tem seu principal fator no deficit de circulação capilar. Esse processo é muitas vezes hereditário, hormonal e pelo estilo de vida e alimentação. Não tem cura, mas precisa de cuidados constantes para não evoluir para os graus 3 e 4, onde além do fator estético, temos aparecimento de dor e a necessidade intervenção interdiciplinar. Muito pouco pode ser feito neste estagio. Portanto a prevenção e controle é a melhor medida.

E a lipo sem corte, é possível? Os resultados obtidos com a ultracavitação da gordura mostra resultados sim para um certo publico. É indicada para pessoas com sobrepeso e que tenham um acúmulo em local definido. Não faz milagres e nem é indicado para obesidades e pessoas que já tenham problemas de fígado. O grande segredo do sucesso é após a aplicação do procedimento a cliente ir para a academia queimar toda a gordura que foi mobilizada. Senão, essa gordura volta a ser distribuída pelo corpo novamente. Então minhas amigas, chega de preguiça: atividade física e alimentação correta ao seu estilo de vida! O que sobrar disso, vocês procurem nós esteticistas para melhorar. 

A última palestra do dia foi uma das mais importantes no dia a dia de consultório estético. Anamnese. Sem uma criteriosa avaliação da cliente, o erro de tratamento pode te trazer dificuldade de resultado e desestimular a cliente a continuar seus cuidados. Afinal nem tudo é celulite! Existe celulite de vários tipos, gordura localizada, flacidez da pele, flacidez do músculo e fibroses. Muitas vezes associados ou localizados em partes diferentes do corpo. Um tratamento que não cuide deste detalhe, trabalhando o que é necessário em cada pessoa não poderá obter o melhor resultado. Não existe tratamento padrão. Cada pessoa é única nas suas necessidades.




Nenhum comentário: