quarta-feira, 15 de julho de 2009

Curso de Herbologia Ayurvédica na Montanha Encantada - SC

Quando falamos em herbologia, parece que se trata de alguma matéria extraída do último filme de Harry Potter, cheio de poções místicas e de bruxaria. Mas não, não estamos estudando "mandrágoras" e "visgo do diabo", não se trata disso.
Há milhares de anos que os nossos antepassados descobriram o poder curativo da natureza e das plantas. Os homens primitivos aprenderam a utilizar e a maximizar o uso da natureza, tirando proveito das suas plantas, ervas, sementes, resinas e madeiras.
A Herbologia pode ser definida, como sendo uma prática milenar que recorre ao uso das plantas e das ervas medicinais para fins terapêuticos. Estas são também usadas como alimentos (na nossa nutrição diária), e como forma de prevenção contra certas enfermidades.

Foto: Turma de Herbologia da Montanha Encantada

A Herbologia é um componente fundamental no estudo e na prática de ayurveda, a ciência de saúde milenar Indiana. Este curso apresentou a herbologia em todas as suas dimensões incluindo a identificação, a coleta, o processamento e a utilização da Herbologia dentro do Ayurveda.













Fotos: Aula pratica de óleos medicados e coleta e identificação de plantas medicinais.

O estudo da fitoterapia na ayurveda é bem diferente da estudada pelo modelo biomédico ocidental. Sua metodologia não leva em consideração testes de cromotografia (que analisa quantos componentes químicos ativos a planta possui). A metodologia utilizada para o estudo de plantas medicinais com a visão da ayurveda são os sabores (Rasa), a potência (Virya), o efeito pós digestivo (vipak) e efeito mágico (prabhava) aplicados ao princípio dos opostos (visesha): “semelhante aumenta semelhante; oposto, reduz oposto” (Charaka, 900-500a.C). A herbologia ayurvédica não nos dá apenas ervas específicas, mas uma maneira de compreender todas as plantas.



Fotos: Encerramento do curso. Alunas com Dr. Danilo Carneiro.

O curso aconteceu no período de 7 a 14 de julho de 2009 no Centro de Yoga Montanha Encantada, em Garopaba - SC. Um espaço ideal para programas de Yoga, cursos profissionalizantes e programas de Férias com Yoga. O Centro é único devido à beleza do lugar, em meio à natureza, ao conforto das acomodações e às salas de aula especialmente construídas para prática de Yoga. Além da saborosa alimentação lacto-vegetariana e do carinho com que todos são recebidos pelos seus professores e equipe.
http://www.yogaencantada.com.br/index.php


Nenhum comentário: