quarta-feira, 8 de junho de 2011

Meditação não é pensar na vida...


Foto: Por do sol em Machu Picchu

Cabe aqui uma pausa sobre essa viagem ao Peru...

Conversava com uma amiga, falando sobre peregrinação e a constante atenção que o caminho exige, portanto um estado de atenção plena ou MEDITAÇÃO, e ela não conseguiu entender esse momento. Para muitas pessoas a palavra meditação remete a um momento de reflexão, pensar na vida, tomar decisões.

Meditação não é reflexão. Meditação é ficar no presente, é estar com a mente e o corpo no mesmo lugar. O que parece obvio falando assim, mas se prestarmos um pouquinho de atenção aos nossos pensamentos no dia a dia, na maioria das vezes nosso pensamento não esta no mesmo lugar de nosso corpo. E seguindo várias tradições milenares, se a sua mente não esta onde o seu corpo está, então não existe o presente.

Vivemos em um mundo onde as expectativas sobre o futuro, medos e ansiedades, nos projetam lá para frente o tempo todo. E sempre comparando ao que ficou do passado, ao que você sofreu, ao que você deixou de querido, aos bons tempos. Não há problema nenhum em lembrar do passado ou fazer planos para o futuro. Mas isso deve ser momentaneo, pois o presente é só agora. Como diz uma música do Nando Reis que adoro "é bom olhar para trás e admirar a vida que soubemos fazer. É bom olhar pra frente, é bom, nunca é igual..."

Existem sim muitas formas de meditar. E podemos até em algum momento da meditação lançar umas questões ao nosso inconsciente. Mas são só alguns momentos onde você já esta em estado meditativo, ausência de pensamentos racionais, desapego de ego. Aí sim nesse momento, onde você começa a observar o nada que existe entre um pensamento e outro, onde voce começa a perceber o "eu observador" observando suas inquietudes, no momento em que sua mente esta apaziguada, que você já se desapegou dos pensamentos, nesse momento você pode revisar um conflito e limpá-lo, ou colocar uma questão pessoal e obter uma resposta.

Portanto, meditação não é reflexão, embora você possa fazer uma meditação reflexiva. Meditar é deter-se em algo. E o algo realmente é o que menos importa. Você medita enquanto lava louça, se estiver pretando atenção a isso. Você medita em uma oração, se estiver focado nas palavras e seu significado e não cantando uma oração enquanto pensa na lista do mercado que precisa fazer. Eu medito enquanto faço minhas massagens, colocando toda minha atenção e intenção naquele momento para trazer saúde e conforto as minhas clientes. E a qualidade do momento é ampliada, porque ali sim existe realidade, porque existe presença.

Treine sua mente para o momento presente, e você começará a ter uma vida completa, plena e pacificada.

"TEMPO NÃO ESPERA POR NINGUEM. ONTEM É HISTORIA. AMANHÃ É UM MISTÉRIO. O HOJE É UMA DÁDIVA, POR ISSO É CHAMADO DE PRESENTE."

2 comentários:

Camila Momesso disse...

Muito bom esse texto e você escolheu a frase perfeita para finalizá-lo! Obrigada por este presente, Alexandra!

Ahow! Comunicação disse...

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/05/14/meditacao-reduz-sensacao-de-dor-ajuda-superar-efeitos-de-doencas-924465780.asp#ixzz1N0a55NoF