quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Neurofisiologia da Meditação

Hoje minha postagem é mais para a minha própria consulta futura do que divulgação. Porém se trata de um assunto moderno e intrigante. Assistindo minha aula online desta semana do curso de Formação e Autoconhecimento em Yoga,  estamos tratando sobre a Neurofisiologia da Meditação com Roberto Simões. 

Já sou fã de carteirinha do Roberto desde que o conheci no Encontro Paulista de Ayurveda de 2010. Depois disso não resisti e fui até São Paulo para o seu curso do mesmo nome no Núcleo de Yoga Shivalaya. Foi nesse momento que acabei conhecendo o Glauco o que faz meu link para o curso e momento presente… como dizia o grande mestre Oogway de Kung Fu Panda: Nada nesta vida é por acaso! 

A aula de hoje falou sobre vários aspectos do Yoga, como ele era visto e como hoje a ciência tem os olhos atentos a essas técnicas e seus possíveis beneficios para a saúde humana. E dessa aula que surgiu alguns conceitos novos e mais nomes novos que quero recordar. Dr. Roberto Cardoso foi a fonte de minha pesquisa de hoje por ser o médico que se destacou em suas pesquisas científicas sobre meditação no Brasil e no mundo. Sua definição de meditação diz que é uma técnica auto aplicada, que tem que ter uma ancora, e produzir um estado de relaxamento muscular e da lógica. 

Bem, ficou curioso… faça como eu, busque mais sobre o assunto. Aqui alguns links que gostei.
Namastê!
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/898596-medico-ensina-a-praticar-meditacao-pragmatica-sem-precisar-rezar.shtml



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A sabedoria da idade

Hoje estava navegando pelos sites que gosto. São sites variados, com temas relacionados ao Ayurveda, alimentação, yoga, vida simples e saudável, coisas que vivo escrevendo por aqui. Mas também adoro dar uma espiadinha em sites de moda, nas blogueiras que estão abalando por aí. Acho que a gente sempre aprende muito observando a vida dos outros. No meu instagram sigo todo tipo de pessoa e celebridade. Ver outro modo de vida faz você refletir o seu e ponderar como podemos estar nesse planeta tão diversificado sem se sentir um ET. 
E passeando pelo blog da Consuelo Blocker, li o depoimento da sua mãe, aquela pessoa linda, elegante e sabia, Constanza Pascolato. Me emocionei com essa passagem que coloco a seguir. Achei inspirador e que todos que estão vivendo hoje um tempo do Império da juventude, deveriam refletir sobre a idade. Sobre a vontade de continuar vivendo, sobre disciplina e perseverança. Sobre o fato de que a vida é uma eterna mudança...

Fiquem com Constanza Pascolato. E um ótimo final de semana a todos!
Namastê!


SETENTA E QUATRO SIM
Todo mundo sempre me pergunta como faço. Existe uma fórmula mágica? Aos
setenta e quatro anos, andar em ordem exige muuuuuito empenho e disciplina!
Quando me dizem que estou bem, provavelmente pensam que nasci assim. Eu
nasci bonitinha, mas agora, o tempo me alcançou. Para estar bem tendo uma
idade importante, faz todo o sentido continuar tendo, sempre mais, vontade
de mudar, de melhorar. As pessoas raramente entendem que viver é um
privilégio, e é bom não esquecer disso. Sei da sorte e a vantagem de ter
tido e continuar tendo uma vida extraordinária, um destino rico e
interessante, por isso me esforço para fazer o melhor possível. Para mim
mesma e para os outros. Mas não se trata do popular “levar vantagem”.
Trata-se da tão esquecida “perseverança para melhorar”.
Gostou e quer ler o texto na integra?
http://www.consueloblog.com/2013/11/costanza-pascolato-como-faco-para-resistir-a-todo-esse-movimento-e-stress-alem-de-estar-mais-ou-menos-impecavel-de-manha-ate-a-noite/
Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos tem?
Confúcio
Foto: Senhora peruana na cidade de Chinchero.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Futuro das cirurgias plásticas

Minhas clientes já sabem, eu não sou uma fã de cirurgias plásticas...
Mas não é preconceito. Simplesmente acredito que precisamos cuidar constantemente do nosso corpo, mente e espírito, com uma alimentação saudável, exercícios adequados e disciplina. Não existem milagres! Ter saúde em primeiro lugar. Em segundo lugar ter uma mente alegre, bom humor, amorosidade com você e com os outros. E aqueles probleminhas estéticos que possam estar tirando sua tranquilidade, busque melhorar sim. 
Durante os dias de Beauty Fair, a professora Maria Rita Resende nos ensinou o que são os sinais faciais de uma pele jovem. Afinal, o que buscamos tanto manter? Ela foi buscar nos estudos de traços arquitetonicos a explicação. Veja essas explicações:



 Com base nisso podemos entender que a juventude nos remete a traços que lançam a luz sobre grande superfície do nosso rosto. Um rosto jovem diz-se que tem o triangulo facial com a base para cima. Entenda melhor as mudanças nas fotos abaixo.

 E com referencia nessas dados, cirurgiões estão buscando melhorar o aspecto envelhecido sem grandes processos invasivos. Essa técnica que conheci no congresso me deu um ótimo motivo para comemorar. Talvez, no futuro, as plásticas invasivas não sejam mais feitas. E mais, talvez nunca mais veja nas ruas aqueles rostos mega esticados que de rejuvenescimento não tem nada.
Essa paciente conseguiu um visual mais feliz, com expressão saudável e sem correr riscos desnecessários para a saúde. 

"A velhice faz-nos mais rugas no espírito do que na cara."
Michel de Montaigne

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Primeiro dia do 8o. Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia

Na sessão solene de abertura tive a surpresa de ver meu conterrâneo Dr. Márcio Boteon representando os cirurgiões plásticos. O motivo do destaque é sua conduta de respeito e confiança no trabalho das esteticistas. No seu consultório ele trabalha em parceria com 12 esteticistas. E confessou que não tem mais como fazer um bom trabalho cirúrgico sem os preparos pré e pôs operatórios das esteticistas.

Começamos as palestras com o ator Luigi Baricelli falando da importância da paixão pelo seu trabalho. Lindas palavras motivacionais para que cada um abrace a profissão de seu sonho e dedique-se com amor, com paixão. Mais que um rostinho bonito da TV ele foi um sucesso de carisma e simpatia. Todos os anos recebemos atores para a palestra de abertura. Nem todos conseguem mostrar que existe uma pessoa verdadeira por trás dos personagens que interpretam. 

Radiofrequencia foi um tema muito abordado. A eficácia do tratamento para flacidez tem resultados visíveis e progressivos. Após 30 dias de uma sessão facial o resultado é ainda maior que o momentâneo, pois o estimulo na produção de colágeno foi efetivo. 

A palestra do Dr. Rodrigo Kikuchi, médico angiologista foi sobre as causas da temida celulite . E ele foi muito realista. A celulite começa a se instalar no corpo das mulheres lá pelos 20 anos e tem seu principal fator no deficit de circulação capilar. Esse processo é muitas vezes hereditário, hormonal e pelo estilo de vida e alimentação. Não tem cura, mas precisa de cuidados constantes para não evoluir para os graus 3 e 4, onde além do fator estético, temos aparecimento de dor e a necessidade intervenção interdiciplinar. Muito pouco pode ser feito neste estagio. Portanto a prevenção e controle é a melhor medida.

E a lipo sem corte, é possível? Os resultados obtidos com a ultracavitação da gordura mostra resultados sim para um certo publico. É indicada para pessoas com sobrepeso e que tenham um acúmulo em local definido. Não faz milagres e nem é indicado para obesidades e pessoas que já tenham problemas de fígado. O grande segredo do sucesso é após a aplicação do procedimento a cliente ir para a academia queimar toda a gordura que foi mobilizada. Senão, essa gordura volta a ser distribuída pelo corpo novamente. Então minhas amigas, chega de preguiça: atividade física e alimentação correta ao seu estilo de vida! O que sobrar disso, vocês procurem nós esteticistas para melhorar. 

A última palestra do dia foi uma das mais importantes no dia a dia de consultório estético. Anamnese. Sem uma criteriosa avaliação da cliente, o erro de tratamento pode te trazer dificuldade de resultado e desestimular a cliente a continuar seus cuidados. Afinal nem tudo é celulite! Existe celulite de vários tipos, gordura localizada, flacidez da pele, flacidez do músculo e fibroses. Muitas vezes associados ou localizados em partes diferentes do corpo. Um tratamento que não cuide deste detalhe, trabalhando o que é necessário em cada pessoa não poderá obter o melhor resultado. Não existe tratamento padrão. Cada pessoa é única nas suas necessidades.




sábado, 7 de setembro de 2013

6a. Jornada Técnica de Massoterapia da Beauty Fair

Hoje começou a tão esperada Beauty Fair. Uma das melhores feiras de beleza do Brasil. Não sei os dados estatísticos de como anda o ranking das feiras, mas essa é a minha opinião. Novamente fiquei impressionada com a organização do evento, a delicadeza e cordialidade com que somos recebidas e o respeito com que o profissional é tratado. São fatos muito simples como receber o crachá com antecedência para evitar tumultos ou ainda deixar as portas abertas do congresso para  não termos que ficam horas em pé em uma fila para entrar. Isso mostra que valorizam e respeitam as profissionais que viajam tantas horas como eu e muitas outras para participar, estudar e atualizar o conhecimento.

Claro que os palestrantes também foram escolhidos com esse cuidado todo. Começamos o dia com a especialista em Aromaterapia, Sâmia Maluf, falando de como tratar dores com óleos essenciais. Eu adoro esse tema! Os óleos essenciais são ferramentas valiosas que ajudam a potencializar os efeitos terapêuticos de uma massagem ou outro tratamento holístico. Como  costumo dizer as minhas clientes, são as plantas em gotas. Mas lembre-se: óleo essencial não é essência. Essências são cheirinhos e não tem função terapêutica. Óleo essencial atua no corpo, mente e estado energético da pessoa e precisa ser bem indicado. No entanto é uma ciência que não tem contra indicação, podendo ser explorada em casa na forma de inalação, massagens ou absorção cutânea.  Segue um pouco das palavras de Sâmia para vocês:



Como o foco da palestra era dor, ela nos deu várias dicas de óleos essenciais para serem usados em cada caso. O óleo de copaíba é uma ótima base para usar em massagens para dores pois tem potencia muito superior ao diclofenaco, o tão conhecido Voltaren. Associe óleo essencial de hortelã pimenta e junípero e terá um ótimo efeito em massagem local para dores.

Na seqüência conhecemos o Rolfing, uma técnica de reorganização postural ainda pouco conhecida no Brasil, mas que mostra seus resultados em poucas sessões. E a boa notícia para as mulheres que vivem brigando com a estética é que um trabalho de correção postural dá resultado inpressionante naquela barriguinha que você vive brigando todos os dias. Não acredita? Então dê  uma olhada na foto de antes e depois desse rapaz magro. 




Meu grande interesse no dia de hoje era a palestra sobre Massagem Thai Tradicional. Uma técnica milenar como o Ayurveda que teve sua origem bastante próxima, misturando um pouco de massagem ayurvédica com movimentos de yoga. Só de olhar já é possível perceber o relaxamento e bem estar que ela proporciona. Mais uma forma de trabalho holístico do ser.




E então tivemos a suíça Gaelle Le Corre apresentando as formas e possibilidades de trabalhar o bem estar da gestante com toques baseados na Massagem Sueca. Maravilhoso trabalho!




E acabamos o dia com grandes perguntas e outros chacoalhões...

Primeiro com o coaching e seu processo de metas e investigação.  Como estão essas perguntas na sua vida?





 E então o Dr. Marcio Bontempo nos disse muitas verdades sobre nosso estilo de vida "Kamikaze"e onde isso vai nos levar. Até aqueles puxões de orelhas tão básicos como não comer açúcar refinado, nunca mais tomar uma coca cola ou qualquer outro refrigerante. Diminuir o consumo de carne e produtos industrializados.


 Como anda o seu intestino? Ele reflete diretamente no aspecto da sua pele e de todo o organismo.
 E não me venha com a desculpinha que é genético, que você já nasceu com sua doença. Toda doença para se expressar precisa do fator desencadeante, isto é, o seu estilo de vida é que faz qualquer doença que estava na sua genética se expressar ou continuar latente até o fim da sua vida. Então já é hora de deixar a preguiça de lado e começar a fazer exercício físico, comer adequadamente e cuidar também dos bons relacionamentos e sentimentos. Fique com mais dicas do Dr.













Momento fã... eu com Erick, coordenador da jornada e meu primeiro professor de Ayurveda. E eu com Dr. Marcio Bontempo.

Uma boa noite, que amanhã tem mais...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Bem vindos a Primavera!

Todos os anos tem sido assim... quando meu corpo começa a perceber a chegada do inverno, a  minha alma de urso polar já pega o cobertor, se enrola na cama e não quer mais sair de lá até a primavera. Eu não entendia o processo até muita terapia me fazer aceitar esse movimento interno. Durante esse longo inverno eu não lia nenhuma revista ou livro, minhas contas ficavam abandonadas, roupas jogadas dentro do guarda roupa e parava minha atividade física, faltava da yoga, do francês, do que quer que fosse!

Mas fui entendendo esse retiro do mundo como parte de mim. E aceitar é sempre o primeiro passo para mudanças. Depois de aceitar, eu comecei a buscar estratégias. E foi muito por acaso que descobri uma forma eficiente de fugir dessa preguiça. Bem a moda antiga, eu tenho fugido do nosso inverno (e olha que em Birigui nem faz frio assim) passando as férias em locais onde é verão! E tem sido incrível os lugares abençoados que vem ao meu encontro...

Como acredito que uma imagem diz mais que mil palavras, fiquem com a delicia quente do verão espanhol à 45 oC.

Montserrat, monastério incrível no alto de uma montanha exótica! Se você não é adepto de lugares religiosos, vá pela natureza. Mas não se espante se chegando lá sentir algo sinistro, místico, inexplicável! Eu vivi duas emoções neste lugar: primeiro, sem perceber estava pisando no Caminho de Santiago de Compostela pela primeira vez. Fui tomada de grande euforia e surpresa! Segundo, quando percebi, minhas filhas que são crianças normais e vivem implicando uma com a outra, estavam abraçadas, brincando e cantando, sorrindo... foi a foto mais linda que tirei delas em toda a viagem! Nunca mais esquecerei como um lugar bom faz a gente se sentir bem. Mesmo que a gente não tenha consciência!





Barcelona, luz, cores, aromas, sangrias e tapas...







Consuegra, Região De la Mancha, moinhos, ventos quentes e secos e Dom Quixote sonhando combater o mal que só ele via...




Granada, a alma cigana, a dança, o cheiro de incensos, a teterias...




Ronda...

Gibraltar, surpresa de todos...
Aqui foi uma sequência de surpresas. Primeiro, eu não sabia que pertencia a Inglaterra. Chegando lá, um alvoroço para atravessar a fronteira, passar pela aduana e poder entrar. Do outro lado, cabines telefônicas inglesas, ônibus de dois andares e todos falando inglês. Subimos a Rocha, como é chamada. Uma visão impressionante! Você está na Inglaterra, olhando para a África, logo a sua frente e ao seu lado, no outro lado da baia, é Espanha! Por todos os lados esse macacos fofos andando como os donos do território...

Tarifa... a última pontinha!
Aqui o vento é assustador, a vista é de cair o queixo e não da mais vontade de continuar a viagem pela Europa. A Africa é tão pertinho que da vontade de cruzar e continuar a viagem pelo Marrocos. Mas essa é outra aventura que precisa esperar...

Dois mares. À esquerda o Mediterraneo, e a direita o Atlântico.

Cádiz... vamos fazer tai chi chuan na praia?


Sevilha me surpreende novamente com o caminho aos meus pés...





Por isso que retorno hoje ao meu blog, escrevendo as boas vindas a Primavera. Ela não chegou ainda pelo calendário, mas meu corpo já percebe a mudança de clima, os dias ficando mais  longos novamente e a vontade de viver intensamente que só essa época me dá! Volto a escrever para vocês após um longo inverno. Agora sim com disposição, novidades e muita alegria. 
Espero que minhas fotos quentes possa descongelar outros corações de ursos polares que também estão precisando despertar de sua hibernação anual.
Grande abraço,
Alexandra, a ursa.